Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Sabia que o medicamento Dissulfiram, aversivo do álcool, melhora a taxa de abstinência em cerca de 30%?

March 9, 2018

Aqueles que me acompanham sabem que dediquei grande parte da minha carreira ao tratamento de largos anos que desenvolvo trabalhos a respeito do tratamento de doentes alcoólicos.

 

O medicamento Dissulfiram, aversivo do álcool, comercializado em Portugal pela empresa Caldeira e Metelo, quando prescrito com consentimento informado e administrado diariamente ao doente por uma pessoa corresponsável, melhora a taxa de abstinência destes doentes em ambulatório em cerca de 30%.

 

A apresentação do Dissulfiram chama-se tetradin 500 mg; cada caixa de 60 comprimidos custa menos de 5 €, e administrado na dose de metade ou ¼ por dia permitia um tratamento contínuo e uma abstinência do consumo de álcool de quatro a oito meses.

 


Contudo, em finais de 2017 a empresa Caldeira e Metelo suspendeu a comercialização do medicamento Dissulfiram (tetradin), tendo disso informado o infarmed que nos informou a nós que o stock seria reposto em abril de 2018. 

 

Não há qualquer similar no mercado. Outro medicamento que pretende os mesmos efeitos (namelfene - selincro), mas sem estes resultados, custa 99,99 € em caixas de 28 comprimidos para tomar diariamente.

 

 

Como sabem, o consumo excessivo de álcool e o alcoolismo são problemas graves de saúde pública, e como é difícil o tratamento de doentes alcoólicos.


Assim, no passado dia 4 de Março enviei um e-mail ao Sr. Ministro da Saúde, assim como aos Presidentes dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, solicitando a reposição do Dissulfiram, medicamento fundamental no tratamento do alcoolismo.

 

 

Apenas 3 dias depois, obtive resposta do Bloco de Esquerda que partilho agora convosco, ao qual agradeço a atenção e celeridade com que se envolveram no assunto.

 

 

Para acompanharem estes e outros temas relevantes sigam-nos - > www.facebook.com/appepb


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga