top of page

DANIEL CASRIEL, 50 ANOS À FRENTE DO SEU TEMPO (parte 1)

Há 50 anos atrás

A psicoterapia bonding foi vertida no livro “a Scream Away From Happiness” por Daniel Casriel em 1968.

As suas origens remontam a anos anteriores, onde começou a ser praticada nas Comunidades Terapêuticas SYNANON, DAYTOP e no seu consultório AREBA, em Nova Iorque, onde já tratava não só adições, mas todas as pessoas com doenças comuns da psiquiatria.

Um efeito único e forte

A psicoterapia bonding baseia-se em descobertas simples que, combinadas, fazem um efeito único e muito forte.

  • Primazia de emoções e sentimentos.

  • Evocá-los através de frases curtas, exclamadas em voz forte ou gritadas, de forma a que os doentes trabalhem acontecimentos traumáticos atuais, ou por vezes muito antigos, como se estivessem a vivê-los naquele momento.

  • O poder da intimidade física não sexualizada.

Viver o passado no presente

Por exemplo, ao invés de se falar do pai, com coisas que já tinham acontecido há 50 anos, nesta psicoterapia o pai fica ali à nossa frente, numa memória vívida e atual com quem nos podemos relacionar agora, por vezes como crianças, através de gritos, frases curtas e bem expressas, com zanga, tristeza ou lágrimas.

A memória antiga fica atual, ganhando uma expressão e um valor que só depois podem ser avaliados, podendo trabalhar-se nesse momento atitudes e padrões de comportamento com esse mesmo pai. Este acontecimento vivido emocionalmente, pode abalar profundamente a pessoa, que reviva e modifica a memória e o significado de acontecimentos traumáticos muito antigos e de padrões relacionais muito condicionados.

Acompanhe o nosso blog e saiba tudo sobre esta psicoterapia com mais de 50 anos.

"Bonding Psychotherapy: 50 years of history and a look to the future" é o tema da 21ª Conferência Internacional de Psicoterapia Bonding.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page